quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Beijo na Boca faz Mal à Saúde?

Hoje em dia é completamente normal para a nossa sociedade o hábito de "ficar" com várias pessoas numa mesma balada. Porém, o hábito do beijo na boca, visto por muitos como algo inofensivo, tráz o perigo da transmissão de várias doenças, inclusive as sexualmente transmissíveis.
A gengivite, por exemplo, é uma infecção bacteriana que teve sua incidência aumentada nos últimos anos, provavelmente em decorrência do hábito de “ficar”. De acordo com um estudo publicado em fevereiro de 2006 no British Medical Journal, beijar na boca várias pessoas aumenta em quatro vezes o risco de adolescentes contraírem meningite, uma infecção cerebral potencialmente fatal.
Já a bactéria causadora da temida cárie dental, streptococcus mutans, também pode ser transmitida pelo beijo na boca. Além das bactérias, o beijo também pode transmitir vírus causadores de doenças.
Uma dessas doenças, a mononucleose, recebeu como nome popular "doença do beijo". Mononucleose é causada pelo vírus Epstein-Barr (VEB) e, depois de um período de incubação de 30 a 45 dias, a pessoa pode permanecer com vírus para sempre no organismo. Mononocleose pode ser uma doença assintomática, ou apresentar sintomas que incluem: fadiga, dor de garganta, tosse, inchaço dos gânglios, perda de apetite, inflamação do fígado e hipertrofia do baço.
Outra doença por vírus mais conhecida, e também transmitida pelo beijo, é o herpes labial. Essa doença é provocada pelo vírus herpes simplex e pode causar bolhas e feridas nos lábios e pele ao redor da boca.

As temidas doenças sexualmente transmissíveis (DST) também podem ser contraídas pelo beijo. O Departamento de Saúde dos EUA considera que pode haver risco, apesar de muito pequeno, de transmissão do vírus HIV, causador da doenças da AIDS, através do beijo da boca caso existam feridas ou sangramento na boca. 

O risco de transmissão do HIV através do beijo na boca teoricamente é maior em pessoas com body-piercing na língua ou lábios. Um beijo mais ardente poderia provocar sangramento na região do body-piercing, havendo o risco de infecção do vírus HIV se o sangue entrar em contato com uma lesão bucal ou corte. Outras DST também transmissíveis pelo beijo incluem sífilis e gonorréia.

9 comentários:

  1. Mas, antes de falar dos malefícios de um beijo, por que você não procura saber também os benefícios?

    ResponderExcluir
  2. Bem, acho que os benefícios todo mundo que já beijou sabe né? hehe

    ResponderExcluir
  3. Hum, interessante. Mas, prefiro correr o risco! hahaha...

    ResponderExcluir
  4. Algumas pessoas possuem algum fator nato em sua saliva, que protege-as das cáries. Quando este fator é imunológico(antígenos), o hábito de beijar faz que o parceiro também seja protegido.

    ResponderExcluir
  5. Porque não ao mesmo tempo? Sexo e beijo ou beijo e sexo!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua Visita! Seu comentário é muito importante para nós!
Mas antes, algumas dicas!
-Não utilize palavrões.
-Não utilize CAIXA ALTA para escrever todo seu comentário.
-Expresse-se sem precisar ofender ninguém.
-E volte sempre! ;)