quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Como Lidar com as Aftas?

Aftas são úlceras dentro da boca, as quais se apresentam como feridas abertas dolorosas causadas pelo rompimento da membrana mucosa. Afta também é chamada de estomatite aftóide, especialmente quando há feridas múltiplas ou recorrentes na boca.

O termo "afta" significa úlcera, e tem sido usado por muitos anos para descrever áreas de ulceração nas membranas mucosas.
Estomatite aftóide é uma condição que é caracterizada pela recorrência de áreas de ulceração, as quais quase sempre são dolorosas. Estomatite aftóide recorrente pode ser distinguida das outras doenças com lesões orais similares pela sua tendência de retornar, multiplicidade e cronicidade.
Estomatite aftóide recorrente é uma dos problemas bucais mais comuns, pelo menos 10% das pessoas sofrem com ela, sendo que mulheres são mais afetadas que homens. Em torno de 30-40% dos pacientes com estomatite aftóide recorrente têm histórico familiar
.

A causa exata de aftas é desconhecida. Em alguns casos, afta parece ser causada por uma reação exagerada do sistema imunológico do corpo. Fatores que parecem provocar isso incluem estresse, fadiga, doença, lesões por cortes acidentais, mudanças hormonais, menstruação, perda de peso repentina, alergia a alimentos, e deficiências de vitamina B12, ferro e ácido fólico. Alguns remédios, como
nicorandil, têm sido relacionados com aftas. Trauma físico na boca e irritação da mucosa por químicos também podem ocasionar aftas.



Outra possível causa de afta é intolerância a glúten quando se consome trigo, centeio ou cevada. Açúcares artificiais, como aqueles encontrados em refrigerante cola diet, também tem sido reportados com uma possível causa de afta. As aftas também podem se relacionar ao aumento de ingestão de ácidos como o ácido ascórbico ou ácido cítrico. Mais uma causa possível de afta é a atividade oportunista de combinações de flora bacteriana normal.

Certos tipos de quimioterapia causam aftas como efeito colateral. Aftas também podem ser sintomas de complicações de várias doenças. Feridas de afta geralmente curam sem tratamento dentro 1-2 semanas. 


Deve-se manter boa higiene oral e evitar alimentos ácidos, apimentados ou salgados uma vez que podem irritar as feridas. A dor pode ser tratada com gels analgésicos. O uso de anti-séptico de peróxido de hidrogênio pode ajudar a limpar os detritos e bactérias que se acumulam na ferida da afta, desta forma reduzindo as complicações associadas com sua presença.



Tratamentos baseados em antibióticos e esteróides são reservados para os casos severos e devem ser usados somente com supervisão médica. Suspensão de tetraciclina é um antibiótico comum prescrevido para feridas na boca. Alguns médicos também podem receitar anestésico local para casos de múltiplas aftas severas.
    

fonte

4 comentários:

  1. qual remedio devo usar para aliviar a dor?

    ResponderExcluir
  2. tenho deslataçao nos ris poso ter iritaçao na boca e pele

    ResponderExcluir
  3. bem eu vi percebendo que na maiorias das vezes quando chupo limão,sempre aparece uma,sera que o limão é causa do problema?

    ResponderExcluir
  4. bem eu vi percebendo que na maiorias das vezes quando chupo limão,sempre aparece uma,sera que o limão é causa do problema?

    ResponderExcluir

Obrigado por sua Visita! Seu comentário é muito importante para nós!
Mas antes, algumas dicas!
-Não utilize palavrões.
-Não utilize CAIXA ALTA para escrever todo seu comentário.
-Expresse-se sem precisar ofender ninguém.
-E volte sempre! ;)