quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Perdendo o Dente de Leite aos 28 Anos


A maioria dos adultos se esqueceram há muito tempo o dia em que seu ultimo dente de leite caiu, mas para Emily Cheeseman da Inglaterra, é como se fosse ontem. Isso porque Cheeseman apenas terminou de "perder" os dentes de leite aos 28 anos.
De acordo com uma reportagem na Dentristry.co.uk, Cheeseman nasceu com hipodontia, uma condição em que um certo número de dentes adultos não se desenvolvem. Em caso de Cheeseman, não só os dentes permanentes não chegam, mas os seus seis dentes de leite frontais ficaram onde estavam. Recentemente, ela tinha os dentes de leite retirados para dar espaço para novos implantes dentários.
"Há um número surpreendentemente grande de pessoas andando por aí com os dentes de bebê", diz o dentista de Nova York, o Dr. Michael Sinkin. "Não consigo pensar em meia dúzia de pacientes em minha prática que têm molares inferiores de bebê. Embora seis dentes de leite na frente é incomum."
Dentes de bebê geralmente aparecem por volta dos cinco ou seis meses, com todos os 20 dentes de leite geralmente aparecendo pela idade de 2 ½. Por cinco anos, o primeiro dente permanente chega com a maioria dos dentes permanentes (com exceção dos dentes do siso) que chegam em torno de 12 ou 13 anos.
Na maioria dos casos, a chegada do dente permanente do arautos do fim do dente de leite (para não mencionar a chegada da fada dos dentes). Mas se o dente permanente não entrar, Sinkin diz que não é incomum para um dente de leite para ficar.

"Se o dente permanente não se desenvolve, em seguida, muitas vezes, as raízes dos dentes do bebê não reabsorvem (ou dissolvem)", diz ele. "É muito comum, se eles estão perdendo o dente permanente, para os dentes de bebê ficar."
Embora Cheeseman optara por seus seis dentes do bebê frente serem extraídos e substituídos por implantes dentários, Sinkin diz que é realmente viável para um adulto, para manter o dente de leite a sua vida inteira.
"Se as raizes não reabsorvem, [o dente] poderia durar a vida de uma pessoa", diz ele. "Eu tenho uma paciente de 72 anos, que atualmente precisa de uma coroa de um dente de leite por causa da decadência. Ela não tem um dente permanente."
Embora hipodontia é nada para se preocupar, "enquanto você está sob os cuidados de um dentista", Sinkin diz que há uma possibilidade que poderia ser associada a certas condições genéticas (de acordo com um estudo de 2008, hipodontia também pode ser um risco marcador para câncer epitelial de ovário).
Quanto ao que os dentes provavelmente esperam a fada do dente vir, dizem especialistas dentes do siso são os dentes mais comuns permanentes para não se desenvolverem, e depois disso, são os incisivos laterais superiores, os dentes de cada lado de seus dois dentes da frente.



Fonte: Msnbc Health

12 comentários:

  1. Robson R Milanez..milanez.robson@ig.com.br19 de abril de 2011 18:52

    eu tenho 38 anos (em agosto completo 39) e ainda tenho o meu canino superior direito de leite , tenho agenesia de lateral superior por isso esse dente não foi empurrado ...tá aqui comigo ainda ...rs

    ResponderExcluir
  2. Tenho 28 anos e ainda tenho um dente de leite (canino superior direito)...fico preocupada em perde-lo. Da vontade de tira-lo e colocar um artificial!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho 23 anos e 11 dos meus dentes são de leite, outros nem chegaram a nascer.
    Fora que tive/tenho agenesia óssea. Gostaria de encontrar um bom dentista em Brasília, pois, me sinto perdida e muito mal por ter um sorriso feio.

    ResponderExcluir
  4. OI!Meu nome é Merielen. E tenho um dente de leite que não caiu. Mas eu também tenho na gengiva o dente que deveria ter nascido e não nasceu. Meu dentista disse que esse dente( que não nasceu) esta´absorvendo a raiz dos dentes que ficam próximo ao de leite. Isso é verdade?Isso acontece mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho dente de leite o dente que tava na gengiva absorveu a raiz do meu dente da frente.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho quatro dentes de leite e são os mesmos dentes, é o segundo dente depois dos caninos. Nos dois de cima a raiz está bem exposta e sempre tenho a impressão de que eles possam cair a qualquer momento. Li que eles podem durar anos ainda mas não tenho tanta certeza disso. Também possuo tórus na mandíbula, que é um crescimento ósseo nessa região, nesse caso meu pai também possui, então é genético mas no caso dos dentes de leite não sei de nenhum caso na família que possua.

    ResponderExcluir
  8. Como eu gostaria de me livrar dos meus dentes de leite, minha raiz tb fica exposta, incomoda muito, mas morro e medo de implante.

    ResponderExcluir
  9. eu tinha o canino superior direito, mas minha dentista tirou pra que o permanente descesse, ele desceu até um ponto e parou, agora talves eu precise colocar uma braquete (do aparelho) nele e puxar pra baixo. OBS tenho 28 anos e to banguela até isso ser resolvido , o tédio.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo eu tenho 39 anos e meu canino e de leite tem dia que acho q vai cair pois ele é meio mole, mais li nos comentários que quem tem dente de leite corre o risco de ter câncer de útero?

    ResponderExcluir
  11. Anônimo eu tenho 39 anos e meu canino e de leite tem dia que acho q vai cair pois ele é meio mole, mais li nos comentários que quem tem dente de leite corre o risco de ter câncer de útero?

    ResponderExcluir
  12. Olá! Estou com um dente de leite estragado, é o permanente está em cima , se eu arrancando o de leite o outro desce? Pois não quero ficar banguela; já tenho 38 anos.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua Visita! Seu comentário é muito importante para nós!
Mas antes, algumas dicas!
-Não utilize palavrões.
-Não utilize CAIXA ALTA para escrever todo seu comentário.
-Expresse-se sem precisar ofender ninguém.
-E volte sempre! ;)