quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Periodontite pode agravar problemas respiratórios

A lista de condições sistêmicas influenciadas pela periodontite (doença periodontal) parece estar crescendo mais a cada dia. Segundo artigo publicado em uma revista de periodontia (Journal of Periodontology, Agosto de 2011, vol.82.8, PP 1155-1160), existe real associação entre doenças respiratórias e a periodontite
Infecções respiratórias, como pneumonia e exacerbação de doença pulmonar obstrutiva crônica, envolvem a aspiração de bactérias da orofaringe para o trato respiratório inferior, observaram os autores.
Os pesquisadores, a partir de duas escolas de odontologia na Índia, avaliaram um grupo de 100 pacientes hospitalizados com doença respiratória na Faculdade de Medicina e Hospital do Governo em Kerala entre abril de 2004 e novembro de 2004. Eles também incluíram um grupo controle de 100 pacientes do ambulatório do departamento de periodontia do mesmo hospital.


A pesquisa revelou que pacientes com doenças respiratórias tiveram a saúde periodontal significativamente mais pobre, inflamação gengival, bolsas mais profundas, e maiores níveis de inserção clínica em comparação com o grupo controle.
Os autores acreditam que periodontistas podem desempenhar um papel significativo na prevenção de doenças respiratórias, aumentando os esforços para prevenir a periodontite e evitando a progressão em pacientes que já acometidos.

Assim mostramos a importância da higiene bucal e que a  frequência  correta no dentista é muito importante, aqui na clínica Odontomania temos diversos especialistas prontos para lhe atender e tirar qualquer dúvida, um periodontista que irá te intsruir melhor neste assunto.
Entre em contato aqui na clínica Odontomania e agende a sua avaliação!
3955.0764-3965.8896 *Odontomania sua boca vai falar bem aqui*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua Visita! Seu comentário é muito importante para nós!
Mas antes, algumas dicas!
-Não utilize palavrões.
-Não utilize CAIXA ALTA para escrever todo seu comentário.
-Expresse-se sem precisar ofender ninguém.
-E volte sempre! ;)